segunda-feira, 17 de maio de 2010

A persuasão e a propaganda - Mensagens Sublinhares.

No nosso cotidiano nós nos deparamos o tempo todo com situações que tentam nos persuadir sobre algo. Isto está mais fortemente presente na publicidade e propaganda que nos cerca.
São anúncios que clamam pela compra e gasto de dinheiro,pessoas ricas e bem- sucedidas que estão fazendo uso do produto comercializado na propaganda. Mas existe um recurso na propaganda que é altamente persuasivo : as mensagens sublinhares. Elas nos induzem a algo de uma forma oculta, atuando em nosso subconsciente.
grandes empresas como a Coca-Cola e a Bhrama utilizam mensagens sublinhares para vender seus produtos.Seja um jogo de cores, seja um mero objeto que aparentemente está fora do lugar. São elementos mínimos que nos manipulam e nos induzem a uma única coisa: COMPRAR!!!!Muitas vezes foram divulgadas pesquisas que constavam que a venda de determinada mercadoria aumentou devido ao uso de mensagens sublinhares nos anúncios.Não é por acaso que as letras do informe Coca-Cola são escritas com aquele formato. E as cores vibrantes da MC'Donalds não são por mera coicidência: elas induzem-nos a comer e consumir os deliciosos produtos da marca."
Muitas vezes as mensagens sublinhares estão presentes também em desenhos animados e CD's infantis, induzindo as crianças a maus pensamentos. Quantas vezes já não ouvimos falar de discos da Xuxa que se tocados ao contrário revelam mensagens satânicas? Ou até mesmo desenhos animados que durante sua exibição contém partes que incitam a sexualidade precoce, com pessoas nuas ou em situações insinuantes?
Todos esses detalhes compõem o quadro mais comum de mensagens sublinhares.É claro que algumas delas nem mesmo temos conhecimento, mas vale a pena analisar a criatividade dos publicitáris envolvidos em tais criações. Quem sabe não descobrimos que estamos sendo persuadidos neste momento?

Nenhum comentário:

Postar um comentário