segunda-feira, 17 de maio de 2010

Saiba mais: Mensagens subliminares

Primeiro devemos saber diferenciar mensagem subliminar de Ilusão de óptica.

Embora a mensagem subliminar seja um tipo de ilusão de óptica, a real diferença entre as duas esta no seu propósito.

Ao contrário de Ilusões de óptica que procuram enganar nosso sistema visual, mensagem subliminares procuram passar uma mensagem no nosso inconsciente. Sendo assim mais fácil nos influenciar.



Exemplo de Ilusão de Óptica:




Notem que a variedade de cores em círculos nos deixa confuso além de parecer estar em movimento.




O único propósito dessa imagem e outras é só enganar nossa visão
Porem o propósito de mensagens subliminares é bem mais sombrio. Para começarmos a entender precisamos saber, por que tem pessoas que querem nos influenciar?


A resposta é pelo dinheiro, na maioria das vezes mensagens subliminares são difundidas numa forma de se gerar consumismo.


Por exemplo mensagens sexuais já foram muito usada em propagandas.
Deve estar se perguntando por que?
A resposta esta outra vez em dinheiro, como já foi dito não percebemos mensagens subliminares em nosso consciente, porem percebemos no inconsciente. Porem a intenção deles não é que todos façam sexo, e sim que associarmos bem-estar a aquele produto.




Abaixo um vídeo já antigo que mostra em um programa de culinária Americano, uma mensagem subliminar do Mc Donald's:




A intenção de quem botou essa mensagem subliminar, seria supostamente gerar um desejo por lanches do Mac Donald




Vale ressaltar que ainda estão sendo estudados os efeitos dessas mensagens em nossa mente











Essa mensagem foi divulgada em um comercial relativamente antigo da pepsi, onde se congelarmos a imagem no momento em que o refrigerante sobe ao alto é possível ver uma pessoa chutando uma bola. Talvez essa imagem possa ter ajudado a gerar o consumo por pessoas que gostam de futebol.












Bom, essa é de novo do nosso conhecido amigo MCDonald's. Notem que em um emoticom do msn aparece um M, do mesmo formato que a marca MCD usa.










Essa foi feita em 1995 pela coca - cola na Austrália, supostamente depois seria descoberto que aquilo havia sido uma brincadeirinha
do desenhista ( ou será que foi além de uma brincadeira?)







Essa próxima imagem foi divulgada em um comercial da cerveja Antartica onde aparece uma mulher nua quando está sendo despejado a cerveja, dizem que há um homem atrás da mulher, ambas imagens poderiam ajudar a vender.













Nenhum comentário:

Postar um comentário